Sexta-feira, 4 de Novembro de 2005

IRRITAÇÃO NA HORA DE ALMOÇO(revisto, por causa de um comentário que me irritou ainda mais)

r209792694[1].jpg

Pois África continua de mal a pior. A maioria quer vir para cá – assaltam Ceuta e Melilla, incendeiam carros na periferia de Paris, emigram como aves cheias de gripe. Enquanto lá, não se entendem, matam-se, esfolam-se, roubam, corrompem-se e desgovernam-se. Nuns sítios, exterminam-se em guerras tribais, noutros querem as melhores terras que só os brancos sabem cultivar. Abusam da intervenção dos militares, não têm maneiras a escolher Presidentes. Sem que deixem de ser pretos, sempre pretos (bolas, não conseguem, ao menos, mudar de cor?)!

Verdade que tudo seria pior se não tivesse havido a Conferência de Berlim, onde sabiamente se cortaram às fatias todas as identidades étnicas, os territórios foram sabiamente desenhados a régua e esquadro na distribuição das tutelas pelas bandeiras europeias. Caso o desenho tivesse seguido outros traçados, os das identidades étnicas, teríamos agora, em vez de lutas tribais dentro dos Estados, guerras entre Estados, o que seria muito pior, talvez a autodestruição africana. E, então, nada nem ninguém poderia fazer o que fosse por eles.

Alguma coisa a Europa e o Mundo ganharam com a conquista e ocupação de África. E ainda se ganhará alguma coisita. Também ninguém faz nada só por fazer ou de borla. E, como diz o outro, que é professor, os europeus e os americanos, mais os australianos, têm de pagar os seus almoços. Não fomos lá para explorar, fomos só para almoçar.

Infelizmente, além de nos pagarem os almoços, alguém tinha de os pagar pois não há almoços grátis, os africanos não aproveitaram aquilo que os europeus deram a África – a civilização educada e o sentido de gestão das coisas públicas, educação, saúde, habitação, boas maneiras, religiões monoteístas, temerosas e boas para obedecer. Deixámos África cheia de escolas e quadros, universidades ao virar das esquinas, repleta de elites, sentido da ética e da honradez, humanidade no trato, o primado do sentido da igualdade de qualquer ser humano perante Deus e a Lei, ensinámos que xenofobia e racismo são crimes de selvajaria humana. Distribuímos e ensinámos a distribuir a riqueza, com os seus empresários modernos, aprendizes das boas técnicas da gestão, com burguesias nacionais e classes médias, tudo à maneira para que o liberalismo, como no resto do mundo, fosse o farol do futuro africano. Ficaram estruturas económicas, extractivas, transformadoras, industriais e agrícolas, prontas para que as matérias-primas africanas sejam aproveitadas lá, transformadas lá, com o valor acrescentado pronto a ser investido em desenvolvimento e em bem estar em África e pelos africanos. Ficaram bíblias, livros, jornais, boas bibliotecas mais boas leis, nem uma gota de alcool, de sexo vadio e opressor ou sequer prazer de ver um gajo torcer-se e enrolar-se com o chicote ou um tiro na barriga. Deixámos estradas para que os comerciantes comerciassem e as colunas militares progredissem no terreno. Tirámos as tribos anquilosadas da dispersão dos seus pastos e cultivos junto às linhas de água e orlas de florestas para dentro de "aldeias estratégicas" onde lhes fosse assegurada protecção militar e policial, ensinando-lhes o bom ordenamento urbanístico, com igreja, escola, maternidade, enfermaria, missão apostólica e posto de cipaios, prevenindo contaminação de ideologias exógenas. Igrejas também ficaram muitas, para se baptizarem, comungarem, casarem e rezarem, como os europeus lhes exemplificaram nos seus rituais de bons costumes pios em que espiavam a natureza de presença de esclavagistas beatos mas espertos, embora cruéis.

Se não aproveitam o bem que lhes fizemos, nós outros que só lá fomos para pagarmos os nossos almoços, não venham agora chatear-nos na hora do almoço. Amanhem-se!









publicado por João Tunes às 12:46
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub