Terça-feira, 11 de Outubro de 2005

PEDAÇO DE CARTA

aerog.JPG

“Deixa que te diga que eu quando soube que havia um homem de Viana do Castelo na enfermaria em situação de precariedade, pedi autorização ao meu amigo Palhinhas e ao meu amigo Costa (analista e enfermeiro) - quantas vezes comi os frangos que vocês trocavam com os nativos!-, que me deixassem ser eu a tratá-lo.”
”Não era enfermeiro, mas tinha jeito, meu caro. Não era enfermeiro, mas tinha a capacidade do improviso a que éramos obrigados. Era preciso sobreviver e neste caso era preciso fazer sobreviver. Foi um luta de dois meses. Foi uma luta diária, metendo uma colher de leite condensado pelas goelas do Freixinho que nem os olhos abria.”
”Todos os dias lhe barbeava a cara, onde só se viam ossos sobrepondo-se àquilo que em tempos tinham sido as maçãs do rosto. Todos os dias o levantava (não custava muito porque ele nessa ocasião, não devia pesar mais de 48 quilos) para o limpar nas partes mais íntimas. Recuperei-o para a vida, meu amigo, e arranjei um amigo sério a quem mais tarde recorri em momentos difíceis para mim. Pena que o Freixinho se tenha partido desta [vida], muito cedo. Penso que tinha uma estrada muito curta, por isso se foi, ainda não teria quarenta anos.”
”Como vês, meu caro, podia dizer-te muitas coisas. E digo-te isto sobretudo porque nessa altura eu tinha um olhar de menino rebelde. Olhar de quem vê e não acredita. Olhar de quem sabe que tem que ser, mas que não fica calado. Olhar de menino ingénuo, mas muito selvagem. Olhar de quem brinca com coisas sérias, não se detendo com os medos comuns. Medo de morrer sim, medo de afrontar nunca.”


Excerto de uma carta-mail de Luís Carvalhido para Luís Graça (de antigo combatente para antigo combatente) publicada aqui.
publicado por João Tunes às 12:03
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds