Quinta-feira, 13 de Outubro de 2005

A PROPÓSITO DA FALA DO MAJOR-GENERAL BISPO

bispo.jpg

O Major-General das Forças Armadas e Bispo da Igreja Católica D. Januário Torgal Ferreira, confraternizando ontem com os sindicalistas militares laicos, disse que “os militares não têm nenhum privilégio” mas sossegou a opinião pública quanto ao risco de os 50 (cinquenta!) Oficiais Capelães Católicos andarem para aí a fazer manifs pois estão todos tranquilos, satisfeitos e sossegados. Pelo menos, segundo o Major-General Bispo, não se lhe queixaram. E Padre que não se queixa ao seu Bispo é porque está bem e sereno, deduz-se.

O Major-General Bispo não disse mas presume-se: os Capelães do seu “Batalhão do Monopólio da Religião Católica nas Forças Armadas Portuguesas” (pertencentes todos ao Oficialato) continuam castos e celibatários. Pelo que, só por aí, não se vê o risco de termos os padres-tropa a desfilarem para São Bento pois que a abstinência de esposas ou outras companheiras convocantes de uma acção de rua - aqui em inferioridade (talvez a única) de condição relativamente aos militares laicos - inviabilizava a hipótese de tal pretensão mesmo que o demónio manifestante pusesse á prova a alma capelã.

O Major-General Bispo explica-se bem. Reconheça-se até que tem um discurso culto e aberto. E é um homem arejado perante os ventos da mudança. Simpático, também. Mas o que eu gostava que o Major-General Bispo explicasse aos portugueses é porque carga de água, num Estado laico, a Igreja Católica tem o monopólio da presença religiosa nas Forças Armadas e os seus padres acesso automático ao Oficialato e a serem remunerados e suportados pelo dinheiro dos contribuintes (os católicos e os outros). Já agora, porque é que o simpático e arejado Bispo (dos católicos) é Major-General das Forças Armadas Portuguesas.
publicado por João Tunes às 15:51
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds