Quinta-feira, 20 de Outubro de 2005

CRÓNICA DA PEREGRINAÇÃO ANUNCIADA, ONDE FORAM FIASCOS AS APARIÇÕES AOS PASTORINHOS CASTRO-BOLIVARIAN

664salamanca-365.jpg

“No passado sábado, dia 15, Salamanca foi a capital ibérica da solidariedade. À margem da cimeira ibero-americana, que se realizava naquela cidade, mais de uma dezena de milhares de pessoas, manifestavam, nas ruas e praças da cidade, a sua solidariedade para com os processos revolucionários cubano e venezuelano. Entre elas, mais de mil portugueses, vindos de todo o país.”
(...)
”Ninguém pára a solidariedade com os povos em luta. Mais uma vez, isso ficou claro, na grandiosa jornada de solidariedade com as revoluções cubana e venezuelana, que teve lugar no sábado em Salamanca, a propósito da presença naquela cidade das delegações de Cuba e Venezuela (esta chefiada pelo presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chavez) que participavam na cimeira ibero-americana de chefes de Estado e de governo.”
(...)
”Pouco passava das sete horas da tarde, seis em Portugal (hora marcada para o início da manifestação), quando os primeiros portugueses se juntaram ao impressionante desfile que já percorria as ruas e praças de Salamanca. À sua chegada, foram recebidos com «saudações solidárias e revolucionárias», entoadas por milhares de manifestantes do país vizinho. Daí seguiram juntos até à praça onde se realizou o acto final da jornada, à medida que cada vez mais manifestantes portugueses se iam juntando ao desfile.”
(...)
”Pelo meio, reconheciam-se panos e faixas de diversas organizações espanholas – políticas (nomeadamente o PCE e a UJCE), sindicais, de solidariedade – e portuguesas, como o PCP e a JCP, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a Associação de Amizade Portugal-Cuba, a CGTP-IN, entre muitas outras, e entoavam-se palavras de ordem de solidariedade com a luta daqueles povos e com a sua corajosa resistência ao imperialismo: «Cuba, Venezuela una sola bandera», «Manos fuera de Cuba y Venezuela», «No al bloqueo, Cuba vencera», «Alerta que camina la espada de Bolivar por America Latina» foram alguns dos lemas mais ouvidos.”
(...)
”Na sua intervenção, a presidente da Associação de Amizade Portugal-Cuba, Armanda Fonseca, após nomear Salamanca como a capital ibérica da solidariedade com Cuba e Venezuela, afirmou que esses dois países mostram que é possível um mundo sem exploração e sem opressão. São um retrato do futuro, considerou. Armanda Fonseca manifestou a frontal e activa oposição dos portugueses presentes ao criminoso bloqueio que desde há quarenta anos os Estados Unidos impõem a Cuba. Para a presidente da associação de solidariedade, a União Europeia é cúmplice nesta agressão contra a Revolução e o povo de Cuba. Numa intervenção muito saudada pelos milhares de presentes, Armanda Fonseca guardou umas palavras de saudação para com a Revolução Bolivariana da Venezuela, lembrando que também na Revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974, as Forças Armadas desempenharam um papel fundamental, tal como assumem hoje no processo revolucionário em curso na pátria de Simon Bolivar.”
(...)
”A própria jornada de solidariedade foi vítima de sabotagem, a começar pelo próprio local em que se realizou o acto de encerramento – que só não contou com a presença do presidente venezuelano, Hugo Chavez, e do ministro cubano das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, porque o local não oferecia as mínimas condições de segurança. Depois de terem visto rejeitados pavilhões desportivos e outros espaços pelas autoridades locais, assim como por várias entidades, os promotores da iniciativa tiveram que realizar o comício numa praça escura e marginal da cidade. Mas a solidariedade manifestou-se. E o seu clamor fraterno, furando obstáculos, atravessou o Atlântico.”

A crónica completa pode ser lida aqui. Ou seja, no sítio do costume.
publicado por João Tunes às 15:39
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De RN a 20 de Outubro de 2005 às 22:56
No meio de tanta ave engripada só tu me farias rir com essa "ou seja no sítio do costume". Pode ser q a crónica completa se possa ler ali mas a coragem tem limites.
Aquilo está cada vez mais exotérico.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds