Quinta-feira, 20 de Outubro de 2005

ACHEGA SOBRE O FATIMISMO

pereg.JPG

“Fátima, como local de culto e centro de oração, já criou as suas próprias emanações místicas em nada ligadas a toda aquela encenação doentia, espectáculo de mentes perturbadas infelizmente (ainda) estimulado pelo clero mais conservador. A Igreja Católica sempre fez do masoquismo e da mortificação do corpo, tantas vezes levada ao exagero psicótico sem ser reconhecida como tal (como se vê nos tristes peregrinos a quem convenceram que se pode trocar um qualquer favor divinal por umas voltinhas a anteceder uns joelhos esfolados, ou por uma boa caminhada a pé), seu apanágio mais evidente - basta lembrar que o símbolo mais respeitado dentro das igrejas católicas continua a ser o Cristo agonizante, em dores terríveis naquela cruz de onde há muito deveria ter descido. Mas Fátima rende... e a ignorância idólatra continuará, para gáudio de todos aqueles a quem Fátima "dá jeito". Nem por isso (ou apesar disso?) orar em Fátima deixa de ter o seu mérito - mas, afinal, para orar e entrar em comunhão com o Divino pode fazer-se em qualquer lado... O Homem, infelizmente, ainda precisa do acessório para atingir a essência. Outros tempos virão? Esperemos...”

(comentário de Maria a este post)

Adenda: Posteriormente, a Maria desenvolveu melhor as suas ideias no seu blogue, através deste post. Julgo que a sua posição ficou ainda mais cristalina. Obrigado pelo contributo.
publicado por João Tunes às 17:24
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Maria a 21 de Outubro de 2005 às 19:54
João, muito obrigado pelo destaque dado ao meu comentário e pela posterior referência ao que escrevi sobre este assunto no meu blog. Foi bom ler o teu post sobre este assunto, fez-me pensar na minha religiosidade mais do que crítica e refrescar as idéias de há muito. É bom ver gente a escrever assim e, principalmente, a abordar temas como religião, ex-colónias e política actual com tanto discernimento e ousadia. Um bem-haja, mais uma vez, e um abraço da Maria.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds