Segunda-feira, 31 de Outubro de 2005

ASSIM FALOU PACHECO

JPP.jpg>

Desta vez, acho que muito bem. Quando falou assim:

”Somem-se os nomes das Comissões de Honra de Soares e Cavaco, e dá mais de mil nomes, que são um retrato de quem manda em Portugal. Do establishment. Do "quem é quem". Somem-se mais meia dúzia de nomes, mais os militares no activo, juízes e embaixadores, alguns jornalistas, mais a hierarquia da Igreja, e está toda a nossa elite. Quem manda.”

Porque há qualquer coisa que não bate certo na forma de se bater na política e nos políticos. Só malta bera, como se sabe. Excepto nas campanhas eleitorais. Porque então, quando um político emerge com o perfume da possível vitória, a “nata social”, a anti-política e anti-políticos, cola-se-lhe que nem uma lapa. Para que o mando continue tranquilo. Nas mãos dos mesmos.

Um círculo fechado, a necessitar, urgentemente, de uma ruptura. Não de regime, mas de cidadania. Isto digo eu, não sei se o dirá Pacheco. Talvez não.
publicado por João Tunes às 00:19
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Joo a 31 de Outubro de 2005 às 17:05
Obrigado, Manuel, pelo contributo de apuramento. Será verdade que todo o corpo de elite tem a sua hierarquia (e o seu centralismo democrático).


De Manuel Correia a 31 de Outubro de 2005 às 02:13
Acho que JPP não está a dizer tudo o que sabe. E ele sabe que as elites, tais como as descreve, não mandam. São um instrumento, menos dócil, seguramente, mas executante - «quadros superiores» a quem compete a implementação de uma estratégia traçada superiormente. Para preparar as grandes decisões há apenas uns quantos (uma ínfima parte dos que ele generosamente nomeia) que são chamados a participar. Não estou a adivinhar, estou a recordar entrevistas que, noutras fases e com outros ânimos, deu. A questão das elites e dos poderes em Portugal é mais operativa e, por isso mesmo, mais simples. Os decisores, de facto, são em menor número. Às vezes tomam lugar em comissões de honra e tertúlias quejandas. São apenas, a uma escala que acham razoável, os seus banhos de multidão.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds