Quarta-feira, 2 de Novembro de 2005

GROTESCO MONÁRQUICO

fel.JPG

Há compromissos de arranjos equilibrantes e temerosos que dão numa enorme embrulhada. A necessidade de novas eleições (antecipadas) para que novas “Cortes” aprovem a emenda constitucional que garanta o “princípio constitucional” da igualdade entre sexos na descendência real espanhola (depois, a ter ainda de ser referendada), é uma prova do grotesco monárquico e dos salamaleques perante ele.

Como se isto não bastasse, a “emenda” necessária nem sequer pode ser aplicada quando Juan Carlos bater a bota. Felipe ainda tem garantida a finta de prioridade à irmã mais velha, ou seja, está isento do princípio de não descriminação das mulheres, porque de pequenino já tinha o trono garantido. Só à “gordita e redonda” Leonor se quer eximir do ferrete cromossômico.

Foi o fascismo, foi Franco, com Hitler, Salazar e Mussolini, que liquidaram a República em Espanha. Foi Franco que impôs aos espanhóis este Rei como garantia da continuidade franquista. Esta é legitimidade de Juan Carlos. Que, além do mais, tem um alto preço em mortos, presos, torturados e escuridão. Preço alto. Muito alto. Se o considerarmos como preço para se ter um Rei.

Não questiono que Juan Carlos, apesar da sua falta de legitimidade e das suas hesitações, teve um papel moderador na transição da ditadura para a democracia em Espanha. E que, por isso, tenha direito a um crédito de reconhecimento. Pelo menos, dizer-se dele que “podia ser bem pior”. OK. Obra feita. Mas a democracia espanhola é já adulta, não necessita de tutelas nem de protecção real. Muito menos da abencerragem de se andar à volta com a ordem constitucional para tornar o processo da descendência por “sangue azul” um pouco menos grotesca. Sabendo-se que de grotesca não passa. Valha-nos que Duarte Pio, apesar daquele ar tonto que aparenta (se calhar, não será), parece menos ambicioso.
publicado por João Tunes às 16:32
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds