Segunda-feira, 7 de Novembro de 2005

FALAR POR REFALAR

image002.jpg

Tenho a sensação que falar-se da barbárie à solta em França é falar o falado. Conhecemos as causas, sabemos os mecanismos, são velhos os reflexos securitários, tão velhas são as alegrias desesperadas de quem espreita o fim do capitalismo e do imperialismo em cada labareda (uma bomba - muitas bombas - no Iraque, mortos em Nova Orleães, uma montra partida na Argentina, um polícia morto na Cova da Moura, um fartote).

Aos crentes mais falaciosos ainda entendo. Eles esperam o Apocalipse para que as orações substituam a política. Com os joelhos dobrados a substituir os punhos levantados. E Bento XVI bem se prepara para nova emergência, tanto que já se preveniu para as novas cerimónias, mudando de Alfaiate. Mas os outros, Senhor...

Não vou pois refalar o tão falado. Só peço que o clamor esbaforido de “esperança na revolta dos damnés de la terre” dos sócio-piedosos pare um pouco para pensar um bocadinho em quem vai contabilizar isto tudo a seu favor. Não será Monsieur Le Pen e seus comparsas com várias cores nacionais? E se pegar fogo a uma escola, a um automóvel, a uma fábrica, a uma loja, é “coisa revolucionária” ou actos de cobardia escumalha? A não ser que o lumpen tenha virado vanguarda.
publicado por João Tunes às 15:39
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De macsilva a 8 de Novembro de 2005 às 13:03
O "lumpen": designação acertada para a flora que povoa os bandos de arruaceiros desenraizados, desqualificados que não almejam qualificação, marginais antes mesmo de marginalizados, que estão semeando a destruição e o medo pelos subúrbios das grandes cidades em França.
Bom contraste com a indulgência com que os jornalistas da praça tratam esta gente e com o qualificativo neutro que lhes atribuem - "jovens" - numa clara deformação da realidade.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds