Quarta-feira, 9 de Novembro de 2005

LUTA E ÁMEN

char.JPG

Ossos do ofício. O ministro francês, filho de imigrantes, não chamou “escumalha” aos imigrantes e franceses de origem migratória. Disse, isso sim, que as periferias de imigrantes precisavam de ser limpas da “escumalha” que a co-habita e contamina. Podia ter dito “separar o trigo do joio” ou coisa assim, talvez através de uma parábola dos evangelhos. Mas não disse bem, tratou os delinquentes com gosto pela barbárie como “escumalha”. Grave erro de semântica. Passou, está passado, para ouvidos e cabeças, que o ministro chamou “escumalha” aos imigrantes. E a mentira já passou aos anais das verdades adquiridas. Ficará, ele, como o delinquente mais culpado, os outros são putos excluídos. Está feito. A história não desperdiça mentiras repetidas, óptimas para slogans e combates pelo gosto do Apocalipse e esperança que ele não tarde. É a luta, senhores.

Amanhã, ou depois, se um bando de “putos excluídos” entrar-nos bairro dentro, pegar fogo aos automóveis, incluindo o nosso estimado carrinho, escaiqueirar a loja onde compramos as alfaces, queimar a fábrica onde trabalhamos, nos der um enxerto de porrada porque saímos numa hora errada de casa, gritaremos: “onde está a merda da polícia que não mete esta escumalha na ordem?”. Porque, como não somos ministros, temos a liberdade de escolher as palavras. Então, suspende-se a luta, passa-se à hora do “Ámen” e venham as forças da ordem. Rapidamente e em força.
publicado por João Tunes às 17:02
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Joo a 10 de Novembro de 2005 às 16:48
Passando ao largo do elogio, ainda bem que nos exprimimos de forma diferente. Quem procura gémeos na blogosfera? Para isso, cada qual tem seu espelho. Não é? Abraço.


De legendas a 9 de Novembro de 2005 às 21:14
Amigo João, é preciso aprender-lhe o fino humor e entendimento da expressão. Depois, é um gosto lê-lo, embora seja outra a minha forma de expressão.
Abraço.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds