Quinta-feira, 10 de Novembro de 2005

ALI NÃO SE PERDOA, ATIRA-SE LAMA

Guardia_Municipal_1949.jpg

“Não foi, pois, grande surpresa, ver o nome de um ex-dirigente partidário e antigo responsável por uma das maiores iniciativas do PCP – a Festa do Avante – no séquito de Mário Soares. Antes de abandonar a tarefa, já ele dava entrevistas a coloridos semanários burgueses onde desdenhava desse grande convívio político, cultural e popular, apontando-lhe o defeito – aliás inexistente – de se haver transformado numa festa «da bifana», com a gente a pensar se o desejo dele se aproximava mais do caviar e do champanhe.”
”Também não foi surpresa apanharmos no rol de apoiantes de Manuel Alegre o nome de um «renovador» de primeiríssima água, que apenas veio mostrar mais uma vez para que lado pendem as suas inclinações políticas, disfarçadas muito tempo de literárias, como quem, mascarado de fantasma, retira o lençol da cabeça e se revela à luz do dia como parceiro de um anticomunista com provas dadas.”


(Leandro Martins, no jornal Avante)

O método (assim se vê a força do kapagêbê) é denegrir sem mencionar os nomes de quem se ataca.

No primeiro caso, trata-se de Fernando Vicente, engenheiro, um homem barbaramente torturado pela PIDE (detem o triste record de ter sido o preso político com mais tempo de "tortura da estátua"), durante muitos anos, desde a primeira até à do ano passado, responsável pela "Festa do Avante" e membro do Comité Central do PCP até o último Congresso. Já tem direito a ser assim tratado sem direito a menção do nome porque é apoiante de Mário Soares e não de Jerónimo. Relativamente ao "colorido semanário burguês" a que o Inquisidor atribui o crime político de Fernando Vicente ter dado uma entrevista, é a revista "Visão".

Quanto ao "renovador" referido como apoiante de Manuel Alegre, faltoso na assinatura de apoio a Jerónimo, suponho que a lama se destine a Mário de Carvalho - escritor, advogado e ex-funcionário do PCP. Mas, neste caso, tantas são as pessoas da Cultura que apoiam Manuel Alegre que não tenho a mesma certeza do caso anterior.

Conclusão: As heranças das almas de Estaline, Iagoda, Iejov e Béria, estão bem vivas e recomendam-se pelas bandas da Soeiro Pereira Gomes.
publicado por João Tunes às 17:26
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Joo a 11 de Novembro de 2005 às 13:28
Confirmei: o endereço de mail deste "josé manuel" é falso. Quer dizer que é mais um que, da clandestinidade, espera que Jerónimo seja PR.


De Joo a 10 de Novembro de 2005 às 23:26
Não sabes do que falas, taverish Zé Manel. A minha amizade e estima de camarada com o Fernando Vicente vem desde 1968, quando nos conhecemos na luta contra o fascismo, sem parêntesis até hoje (aguentaram todas as diferenças de percurso, com muitas divergências pelo meio). A minha amizade com Mário Carvalho vem desde 1974, quando ele foi meu "controleiro" no PCP, idem idem, aspas, aspas. Nunca foram, nem são, não serão, "bestas", foram sempre amigos e camaradas. E julgo que o serão sempre (sem condição de seguir no mesmo rebanho). Sem lhes tirar o nome ou atirar-lhes lama como tu, mimeticamente, acabas por fazer relativamente ao "teu" Leandro. No fundo, és de uma "camaradagem primária", tanta que aceita como bolchevique que se ataquem na imprensa do Partido pessoas de que nem sequer se nomeiam os nomes. Mas não têm poder nem polícia, pá, estão lixados!


De Jos Manuel a 10 de Novembro de 2005 às 22:55
João: o seu raciocínio é curosamente simétrico. Quando desempenhavam cargos na direcção do PC eram umas bestas; Agora passaram a bestiais; Tanto simplismo primário mete impressão.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds