Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2005

PROFESSOR EGAS MONIZ

moniz--180x230.JPG


Deixou-nos há cinquenta anos o primeiro Prémio Nobel português. Num país só com dois destes prémios (o de Egas Moniz, da Medicina e o de José Saramago, da Literatura), até parece que os temos por aí ás centenas, a julgar pela forma modestíssima, quase silenciosa, como a efeméride passou com pequeno rasto.

E julgo que esta forma de nos apoucarmos, por má ou nenhuma estima por quem se destaca, com mérito reconhecido, é uma evidência de como nos auto-apoucamos como povo. De poucos nos orgulhamos para além dos cromos da bola. Mais do que isso, pela tendência para a queixa, quando não lamúria, preferimos falar e lembrar as nossas misérias e desgraças. E como estas não são poucas, nelas nos gastamos e com elas nos envergonhamos.

Egas Moniz, como político (que o foi, interventivo e a marcar várias épocas) e como médico-cientista, foi uma das grandes figuras nacionais (como neurologista, foi e é uma celebridade mundial) pela sua dimensão e pela forma polémica e com percursos sinuosos, como interveio nessas áreas. O seu percurso político tem fases de progressismo e recessões ultramontanas de conservadorismo serôdio e propensão autoritária. A sua actividade científica e as suas práticas como médico neurologista, que lhe valeu o Nobel é não só elogiada como altamente contestada, em que muitos exigem até que o Prémio lhe seja, postumamente, retirado (por causa das vítimas da lobotomia).

Recomendo a consulta do blogue que o Manuel Correia dedica à vida e obra do Professor Egas Moniz.
publicado por João Tunes às 12:43
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Manuel Correia a 16 de Dezembro de 2005 às 13:26
Excelente síntese. É onde a contradição demora, a ambiguidade perdura e a celebração da grandeza parece querer fazer esquecer as contingências da condição humana, que a história vale a pena, o pensamento é desafiado e a discussão continua. Obrigado pela referência. Um abraço.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds