Quarta-feira, 30 de Novembro de 2005

UMA PIZZA ALEGRETE PARA A MESA DE UMA SOARISTA

pizza.JPG

Vai de férias, esta “soarista”, melhor dizendo: uma “esquerdelha-soarista”, assim a modos que uma Joana não mandatária (e, por isso, mais serena). Férias merecidas, sim senhor, porque, para mais, tem lá, em Itália, rosas do seu jardim de amores à espera, e se uma pessoa não rega de quando em vez as flores dos afectos, adeus vindima, que ficamos com os olhos secos à míngua de uma chuvinha de acenos.

A Isabella, no que me parece, que a bem falar mal a conheço, é mulher de armas e veias como se fossem nervos, sempre a disfarçar saudades bonitas e frescas, ajustando-lhes contas pela escrita. Tão frenética quanto distraída, arrisco no cálculo. E precisa de barulho, confusão, abraços, beijinhos a rodos, cerveja com pouca ou muita espuma desde que muita seja, risadas e interjeições, para poder regressar, cheia e inspirada, à sua solidão de escrita e olhar para dentro de si, nunca perdendo o olhar sobre os outros e para conter a corrosão do apelo laurentino que lhe está agarrado aos pés do seu crescimento.

Pois, a Isabella vai de férias italianas e já se despediu. E deixou, lá, esta mensagem:

“Quando estou fora e quero saber novas de cá, costumo começar por 'clickar' neste terno resmungão, que é eleitor certo do Poeta.”

Quanto ao “terno resmungão” vi logo, mesmo sem confirmar o link, que era comigo. Pois se não é o pior que me têm chamado, segui em frente. E até não está mal visto, não senhora. Mas o que afinei foi com essa réplica da “onda soarista”, em que se critica Cavaco por não saber os Cantos de Camões, mas, depois, pretende-se diminuir Alegre por ser “Poeta”, como se isso fosse achaque na capacidade presidencial, assim a modos que próstata podre para se poder habitar Belém.

E não deixei de lhe responder a preceito, aproveitando para usar o meu “tempo de antena” e que me dá jeito reproduzir aqui, senão ainda me acusam, lá da candidatura, de falta de militância alegrete:

”Protesto o modo como referes um candidato (no caso, o meu candidato) a PR como "O Poeta". Manuel Alegre vai ser nosso Presidente, vai-te habituando à ideia, não por ser Poeta mas também por ser Poeta. Não só porque é um homem das palavras, mas por ser homem de palavra. Manuel Alegre traz-nos, pode-nos trazer, o melhor do 25A, porque sempre lhe sacudiu a ganga, o lastro da perversão e do abuso, a generosidade do cravo, a recuperação da alegria abrilista sem o controlo operário e as sobrancelhas carregadas de Cunhal (que tinha o cabelo branco e as sobrancelhas negras, porque pensava muito e bem mas via pouco o que se passava à sua frente) nem a nuvem novembrista do general de patilhas armado em Perón.”
”Manuel Alegre é a esperança de querermos um novo Abril, solto das grilhetas dos aparelhos, desta maioria absoluta inchada de si, um Abril sem PREC nem Novembro. Sem necessidade de se infantilizar como o Soares da Boa Próstata, com o seu séquito de budas xuxas e retroceder ao esquerdismo juvenil para esquecer o "socialismo na gaveta". Nem nos matar a esperança cidadã com os deves e haveres do livro de contas do cavaco de olhar severo e falas engolidas. Entre a oratória oca e repetida de Soares e as falas evitadas de Cavaco (os outros, não contam, nunca contaram, não querem contar), Alegre, o Poeta e o Presidente, é o único que nos pode devolver, reconstruir, a alegria cidadã. Porque é Poeta. E porque vai ser Presidente.”


Toma e embrulha! Mas o mais importante: boas férias, Isabella. Cá te esperamos.
publicado por João Tunes às 15:42
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De IO a 30 de Novembro de 2005 às 17:13
Oh, meu pilantra lol: Estás-te a esquecer que, e escrevi-o lá!!, para mim a palavra é ouro e o Poeta (que escrevi sempre com maiúscula) o seu mais perfeito artesão - vê-se logo que não sabes como eu, ficcionista, os invejo, aos que em cinco linhas dizem o que eu em 30 não consigo!! - e feito o meu protesto, via Gil, que me interrompeu o trabalho, enviando-me provokador o link deste post... Aqui me despeço, com um beijo divertido, uma que vai votar no 'velhote'. E obrigada pelo Boas férias!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds