Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2005

OK BESUGO

besugo.JPG

Um dos mais famosos submarinos americanos, na 2ª Guerra Mundial e nas batalhas pelo domínio do Pacífico contra os nipónicos imperiais, chamava-se “Besugo”. É da história. Da história militar, entenda-se. E, tirando os japoneses, todos temos uma dívida de gratidão para com o “Besugo”. Não fosse até a voracidade que a todos assalta de devorarmos o que nos metem na frente, quando o estômago é quem mais ordena, devíamos dispensar atacar besugos fritos, a única forma comestível de engolir um peixe que tem mais olhos que chicha de lombinhos dorsais.

Pela sua natureza, o “Besugo” movia-se na água, sobretudo nas suas águas profundas, lançando torpedos, mas tentando evitar que a água nele entrasse. Porque o “Besugo” com água nas entranhas, nem caçava “japas”, nem voltava à superfície, muito menos lançava torpedos. Ficava-se feito túmulo de marinheiros bravos. A descansar, a descansar.

O “Besugo” teve sorte, nunca se afundou. Confiavam eles, os marinheiros do “Besugo”, nas sereias do Pacífico para lhe assegurarem um futuro seco por dentro e molhado só por fora, abanando as escamas feitas de torpedos. Torpedos bons, diga-se, porque os dos “japas” eram bem piores, tinham as formas das espadas dos samurais. E esses, sabemos, eram danados para cortar cabeças, com as manias dos domínios feudais a puxarem para o totalitário. Assim para o género de cruzados lorpas, de crucifixo do Buda ao peito, armados em mata-mouros.

OK “Besugo”, hoje, como peça de museu, é tempo de levares no coco. A seco, em terra seca, como te encontras, não há sereia que te valha. Escusas de teimar. O mar está azul. Mas, oxalá me engane. Como não podem perder os dois, que empatem mazé...
publicado por João Tunes às 15:54
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. OS VOTOS E OS RATOS

. Bom fim-de-semana

. A Guidinha é que sabe...

. SABER CONTAR

. VIOLÊNCIA SOBRE AS CRIANÇ...

. UM CRIATIVO (ou a melhor...

. PROFESSOR EGAS MONIZ

. UM PARA UM

. REVISÃO

.arquivos

. Setembro 2007

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds